Senhora da Ribeira, Carrazeda de Ansiães (Douro Superior)
Quadro a óleo "Senhora da Ribeira"
Quinta do Vesúvio, Douro Superior, defronte à Senhora da Ribeira
A Senhora da Ribeira é uma pequena aldeia que em finais da década de 1990 era praticamente desabitada e a maior parte das suas poucas casas estavam já a degradar-se. Apenas uma ou duas mostravam alguma qualidade no seu aspeto. Outra ainda, de construção recente, em xisto, apresentava-se solitária, servindo certamente para ser ocupada em fins de semana ou em férias.
Contudo, neste pequeno lugar encostado ao rio Douro na sua margem norte, a montante da barragem da Valeira, foi recuperada uma das suas habitações e aumentada para se transformar num restaurante que, penso, ainda existirá. Um dos pratos fortes e mais bem servidos era o cabrito grelhado na brasa.
Num pequeno morro sobranceiro à aldeia encontra-se a capela da Senhora da Ribeira de onde se observa uma paisagem deslumbrante! Será um dos pontos mais belos da região do Douro e que é conhecido principalmente por quem passa no rio em cruzeiros turísticos. No entanto, para absorver todo o esplendor, torna-se necessário aceder àquele lugar por estrada.
Como chegar à Senhora da Ribeira? O principal ponto de referência para nos ajudar a alcançar a aldeia é Carrazeda de Ansiães, vila sede de concelho do distrito de Bragança a que pertence a Senhora da Ribeira. Aí, em Carrazeda, facilmente se encontra a estrada, em direção ao rio Douro, para sul. Antes de chegar ao rio, num percurso mais ou menos sinuoso de dezasseis quilómetros e em alguns troços com acentuados declives, encontram-se duas aldeias: Selores e Seixo de Ansiães, sede da freguesia a que pertence a Senhora da Ribeira.
A imagem é de um quadro a óleo da Senhora da Ribeira, numa visão romanceada, inserido em artigo do ARTEAZUL'ATELIER, em arteazul.net, podendo ali ser melhor observado.
Quadro a óleo "Senhora da Ribeira"
Quinta do Vesúvio, Douro Superior, defronte à Senhora da Ribeira
Comentários
Enviar um comentário
Faça o seu comentário ou sugestão...