Bolos "económicos" ou de azeite
Por diversas vezes, fizemos já referência aos bolos económicos, uma delas através do vídeo publicado num dos canais NetBila, em 05 de fevereiro de 2018, também em artigo anterior, neste mesmo blog, mostrando o resultado da nossa experiência na sua confeção, fazendo pequenas alterações às quantidades dos ingredientes em relação às medidas tradicionais.
Descrevemos assim, sucintamente, a receita que nos levou àquele resultado e nos agradou verdadeiramente, não podendo, contudo, ser avaliado a não ser o aspeto visual mostrado na foto obtida um ou dois minutos após saírem do forno.
Num recipiente, quatro ovos misturaram-se com cem gramas de açúcar e mexeu-se muito bem com colher de pau. Aliás, prescindiu-se propositadamente da utilização de varinha mágica. Acrescentou-se uma pequena chávena de leite à temperatura ambiente e, logo de seguida, meia chávena de azeite. Um pouco mais de meio quilograma de farinha começa, nesta altura, a acrescentar-se, aos poucos, mexendo-se sempre pelo mesmo processo – com colher de pau. Algum esforço físico é necessário à medida que a massa começa a espessar. Entretanto, acrescentou-se também um cálice de aguardente.
Encontrando-se a mistura muito bem ligada e o forno a 250 graus centígrados, barra-se o interior do tabuleiro de ir ao forno com um pouco de manteiga ou, em sua substituição, azeite, polvilhando-se por cima com farinha, onde se dividirá a mistura em porções, com o auxílio de uma colher de sopa.
Sobre cada uma das porções, deixa-se cair um pouquinho de açúcar e canela. Colocado o tabuleiro no forno à temperatura constante indicada acima, dez a quinze minutos são suficientes para concluir a confeção.
Note-se que a quantidade de açúcar que se utilizou é bastante reduzida em relação à farinha. Para quem prefere pouca doçura, entendemos adequadas estas proporções.
Comentários
Enviar um comentário
Faça o seu comentário ou sugestão...