Licor espanta sogras
O restaurante Mercantil situa-se na avenida 8 de Setembro, junto ao Mercado Municipal, em Armamar, vila sede de concelho do distrito de Viseu. Possui um espaço amplo – uma sala principal e uma marquise – bem iluminadas pela luz natural.
Em Armamar, a grande especialidade é o cabrito assado que, neste restaurante, deverá ser encomendado, servido apenas aos domingos. No entanto, pelo que nos apercebemos, haverá sempre cabritinho, assim designado pela sua carne tenra de animal de leite, grelhado. Muito bom para quem aprecie a simplicidade. O cabritinho grelhado vem acompanhado com batata grelhada – batata cozida com a casca, cortada em rodelas com uma espessura de mais ou menos um centímetro e meio ou dois –, e grelhada, evidentemente, servindo-se num tacho e respetivo testo protetor; hortaliça em tacho mais pequeno e ainda num tacho mediano um arroz de feijão, devidamente cobertos por testos, também.
De facto, o pormenor das iguarias serem servidas em tachos despertou a nossa atenção. Antes ainda, como aperitivo, um saborosíssimo queijo de cabra, meia cura, serviu de início à refeição, terminando-se em sobremesas doces, pudim e leite creme torrado com ares de terem sido confecionados há muito pouco tempo – fresquinhos, isto é, ainda com certa quentura. Vinho da região e o digestivo da casa – espanta sogras –, composto de ótima aguardente a que se adicionou arruda (planta típica medicinal de intenso odor) e ginjas, tudo contido num grande frasco invertido, de onde pôde servir-se o precioso licor.
Comentários
Enviar um comentário
Faça o seu comentário ou sugestão...