Segunda parte da refeição
A refeição não se dá para grandes conversas, tais são os deliciosos sabores das diversas carnes de porco que se vão apresentando. Apenas os olhares se cruzam em tom de boa concordância. Os mais velhos aconselham os mais novos e fazem notar que o cozido propriamente dito ainda há-de chegar e, por isso, não abusem das entradas. Entretanto, eis que chega mais uma travessa, desta vez fígado fatiado que é uma delícia. Sem ser necessário pedir, o pão e o vinho estão constantemente a chegar. Pudera... com tão maravilhoso manjar...! Bem, alguns parecem estar já satisfeitos, esperando só por curiosidade o dito..., e vem, mas antes uma linguiça estalada na brasa acontece. E lá vai mais um copo.
Uma boa travessa de ótimas carnes de porco a fumegarem, bem cozidas como convém e batatas de pouca rega, farinhudas, aparece por encanto no meio da mesa: orelheira, beiça, unha (pé de porco), salpicão, linguiça, chouriça normal e chouriça de sangue, carne de vitela e galinha, um salteado de cenouras e, em jeito de cama, couves cozidas não só na água mas também cozidas pelas geadas que naquela região dão prestimoso auxílio à tenrura dos alimentos e boa cura das carnes.
"Muito bom este cozido!", é o que se houve à volta da mesa. "Muito bom!".
Agora, para compor o estômago, como costuma dizer-se, um caldinho tem sempre lugar. É verdade, todos concordam e venha de lá o caldo.
"Desculpem, antes do caldo, vamos ainda servir, para provarem, uns ossos da suã, só para provarem se não se importam". Vêm os ossos, depois vem o caldo e a sobremesa recomendada em self-service: queijo, para beber mais um copo, pudim e creme de leite torrado, acabadinhos de confecionar. Café e bagaço para auxiliar a digestão, à vontade do freguês, terminam esta lauta refeição que não é, de modo nenhum, para "meninos".
Quando decidirem comer um bom cozido, genuíno, experimentem a "Casa do Ferrador", em Alturas do Barroso, no concelho de Boticas.
Por fim, é indispensável uma caminhada em andamento suave. Poder-se-á subir ao monte, não muito distante, e observar a natureza, na encosta oposta com vista para a barragem e terras do Gerês.
Primeira parte da refeição
Primeira parte da refeição
Comentários
Enviar um comentário
Faça o seu comentário ou sugestão...