Como fazer um pouco de geleia
Poderemos definir "geleia" como um extrato líquido espesso de frutas, no caso aqui referido – de marmelo, fruto do marmeleiro.
Vamos à geleia:
Depois de cozida uma boa porção de marmelos e utilizada a sua polpa para confecionar marmelada, façamos, com os caroços, um pouquinho de geleia.
Em primeiro lugar e apesar de serem um pouco duros, os caroços devem cortar-se ao meio. Numa panela, juntem-se aos caroços mais ou menos o triplo de água em relação ao volume daqueles. Durante uma hora deixe-se cozer esta mistura.
A seguir, através de um escorredor, verta-se para outra panela o líquido ainda quente. No escorredor deixem-se os caroços durante algum tempo para que deles se extraia a maior parte do seu suco. Finalizado este processo, todo o líquido, no caso concreto – meio litro – a que se mistura duzentos e cinquenta gramas de açúcar, vai a lume brando durante uma hora. Quando começa a ferver, mexe-se lentamente com uma colher de pau, experimentando-se o fio, deixando cair da colher a geleia que começa a ficar apurada.
Tanto as quantidades como os tempos de cozedura e de apuração são relativos e, por isso, o que conta é o gosto de quem confeciona.
Quem não utilizar a casca do marmelo para confecionar a marmelada, pode utilizá-la para a geleia.
Comentários
Enviar um comentário
Faça o seu comentário ou sugestão...