Casa do Ferrador, em Alturas do Barroso - Boticas
Sobe-se até à altitude de 1100 metros, em Alturas do Barroso, aldeia do concelho de Boticas, em Trás-os-Montes, precisamente a sul da barragem dos Pisões. No centro da povoação, próximo da praça principal onde se situa a igreja, ali se encontra o restaurante que, segundo se diz, serve o melhor cozido do mundo, neste caso o celebérrimo cozido à barrosã. De facto, a refeição deixa qualquer um ou qualquer uma que se intitule como "bom garfo" abismado(a).
O sr. Humberto e o seu pai receberam, certamente ainda recebem calorosamente os comensais, dando explicações sobre a casa que pertenceu ao ferrador daquelas paragens e o único prato servido no inverno, até ao mês de abril - o cozido à barrosã. A mãe do sr. Humberto atarefa-se na cozinha, no rés-do-chão, subindo por diversas vezes as escadas para o primeiro andar - sala principal da casa - tomando conta da lareira e dos três potes onde são cozinhados as carnes, as batatas e o caldo.
Fazem parte das entradas, acompanhadas de bom vinho do Douro que será servido incansavelmente até à sobremesa, um prato de presunto bem vermelhinho rodeado de uma gordura "magra" saborosa e pão - pão do Barroso, claro, do melhor que há. Nesse prato, em bordadura, rodelas de salpicão e linguiça que no momento foram retirados da portentosa ramada de fumeiro já seco e ali permanece à vista de todos, junto à lareira, fazem frente às papilas gustativas que, entretanto, desenvolvem o seu trabalho de preparação. De seguida, após o esvaziamento do prato, uma travessa de rojões à moda antiga e redanho aparece, tudo quentinho, acabado de fazer e, evidentemente, mais pão e mais vinho. Pedacinhos de alheira fazem companhia a todo o resto. E tudo isto como aperitivo!
Segunda parte da refeição
Segunda parte da refeição
Comentários
Enviar um comentário
Faça o seu comentário ou sugestão...