Restaurante Chaxoila, em Vila Real
O Chaxoila é um restaurante de tradição da cidade de Vila Real, em Trás-os-Montes. Situa-se do lado direito, na estrada nacional que nos leva a Vila Pouca, Pedras Salgadas e Chaves, logo à saída da cidade. Desde muito cedo, este restaurante foi adotado pela confraria dos Pyjamantes de Vila Real como um dos seus preferidos para as tertúlias anuais: uma semana antes do primeiro de dezembro reuniam-se os tertulianos vestidos com a parte superior dos pijamas, comendo, bebendo e “batizando” os novos com rituais divertidos.
Marcada a mesa com antecipação, encaminhados fomos para zona de fumadores que hoje não deveria existir em áreas cobertas e, evidentemente, contrárias ao nosso agrado. Não fora o cheiro a tabaco, por sorte já em cima da sobremesa e, por isso, não sobreposto ao saboroso assado de cabrito antecedido de uma boa tripa aos molhos bem condimentada, de tradição verdadeira e vila-realense, o almoço colocar-se-ia numa classificação de nível superior.
As tripas aos molhos, prato nascido nos primeiros tempos da existência da taberna que tomou o nome do dono “o Chaxoila”, casa de pasto, ainda hoje assim designada, é o resultado do enrolamento de partes do bucho e do intestino da vaca, com presunto e salsa.
Um gato por cima do telhado transparente, mostrou o seu encanto à chegada, numa mistura de sol e folhas caídas de outono. Um quadro original presenteou-se assim do lado das nuvens, por entre azeitonas regadas em azeite, broa de milho e pão de trigo, mais uns pedacitos saborosos de bola de carne e um vinho tinto de caneca que nos pareceu dentro do espírito duriense.
O creme de leite foi de encontro aos desejos: levemente escaldado após estágio no frigorífico, encontrava-se muito bem tisnado, estaladiço, gostoso.
O Chaxoila merece certamente uma nova oportunidade para aferir de alguns pormenores, mas, em conclusão, pareceu-nos um lugar digno de visita para almoçar.
Comentários
Enviar um comentário
Faça o seu comentário ou sugestão...