Receita publicada no NetBila, por Jorge Lage, em 19 de maio de 2010
Ingredientes:
1 molhinho de funcho;
1 cibo de rama de alho bravo ou, então, 2 dentes de alho;
1 cibo de cebolinho (rama de cebolas muito novas) ou, então, cebola picada;
1 batata;
1 batata-doce.
Preparação:
Ingredientes:
1 molhinho de funcho;
1 cibo de rama de alho bravo ou, então, 2 dentes de alho;
1 cibo de cebolinho (rama de cebolas muito novas) ou, então, cebola picada;
1 batata;
1 batata-doce.
Funcho ou fiolho |
Preparação:
Põe-se um pinguinho de água a ferver.
Há-de levar, então, um bocadinho de rama de alho bravo e um bocadinho de cebolinho.
Depois pica-se o funcho bem picado. Se gosta bastinho, põe mais, se gosta ralinho, põe menos. O talinho (caule) tem de ser bem picadinho porque é o mais saboroso. Deita-se na água a ferver.
Depois pica-se uma batatinha branca e uma batatinha-doce inteira. A batata-doce dá-lhe muito gosto. Põe-se inteirinha e depois desfaz-se com a concha (e garfo a amassar). E um coisinho de gordura. Pode ser azeite e quem só tenha banha põe um bocadinho. A banha põe-se logo a seguir aos funchinhos e logo que levanta fervura.
Está pronto a comer quando o funcho está bem cozidinho. Às vezes os talinhos demoram bastante tempo a cozer.
(Receita, por nós adaptada, de Silvina da Conceição (1908 a 2004), de S. Mateus – Madalena – ilha do Pico - Açores e cedida pela etnóloga Teresa Perdigão (Caldas da Rainha).
Nota 1: O «Funcho» é uma erva endémica que nasce no concelho de Mirandela junto aos barrancos e bordas dos lameiros e que chamamos «Fiolho» (ver livro Mirandelês). Entre nós era mais usual cozer o fiolho com chicharros, acompanhado com uns pimentos e tomates de conserva, retirados da caçoula do vinagre.
Nota 2: Quando não há rama de alho bravo, põe-se um dente ou dois de alho. O alho bravo dá-se durante quase todo o ano (no Pico), porém, nos meses de Verão é mais difícil de encontrar.
Nota 3: O cebolinho, segundo a terminologia local, é a rama da cebola, ainda muito nova. A cebola picadinha pode substituir o cebolinho quando a cebola já está criada e já não tem rama nova e fresca.
Comentários
Enviar um comentário
Faça o seu comentário ou sugestão...