Tomate-cereja
É bem conhecida, atualmente, esta variedade de tomate. Contudo, uma clara e breve explicação aqui se deixa, retirada do Dicionário da Língua Portuguesa:
"Tomate-cereja: variedade de tomate cujos frutos são do tamanho aproximado de uma cereja".
"tomate-cereja", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.
Também neste caso, tal como aconteceu com os figos referidos no artigo anterior, o tomate-cereja que apresento na imagem foi oferta de uma outra amiga, igualmente bondosa e simpática, amiga de distribuir e preocupada em não deixar estragar a sua colheita, oferecendo.
![]() |
Clique na imagem para ampliá-la |
O tomate-cereja come-se muito bem na sua simplicidade, como as cerejas. Mas, aprimorando um pouco, faça-se uma refeição ligeira ou acompanhe-se com qualquer outro prato. No caso, após a oferta e de imediato, decidiu-se numa espécie de simples homenagem à “novidade” e a quem no-la presenteou, colocar uma boa porção numa taça, lançando pequenas pedrinhas de sal. É o suficiente para nos deliciarmos, acompanhando com pão rústico e um pouco de vinho branco, por exemplo de Sabrosa. Para quem goste de efetuar experiências gastronómicas, junte-se ao tomate-cereja, além do sal, um fio de azeite, e porque não uma pequeníssima dose de vinagre balsâmico, de modo a não interferir demasiado com o vinho. E deguste-se, acrescentando ainda um pouco de queijo de ovelha, curado.
Uma delícia, foi o resultado! Obrigado a quem nos inspirou e proporcionou a gostosa refeição!
Comentários
Enviar um comentário
Faça o seu comentário ou sugestão...