A designação "Vinho do Porto"
A designação "Vinho do Porto" deve-se ao facto da sua armazenagem e comercialização serem feitas a partir da cidade do Porto, mais concretamente na cidade de Vila Nova de Gaia onde existem os grandes armazéns e se procede ao seu envelhecimento. O Vinho do Porto faz parte de uma gama de importantes vinhos com a especial capacidade de não perderem qualidades com o seu envelhecimento.
Barco rabelo, no Porto, talvez na década de 1940 ou 1950 |
Durante um longo período de tempo, até 1887, o Vinho do Porto, produzido na região do Alto Douro, aí permanecendo até depois do inverno logo a seguir às vindimas, era transportado pelos famosos barcos rabelos, rio abaixo até às caves de Gaia. Estes barcos tinham características próprias para a navegabilidade no rio Douro que, então, impunha enormes dificuldades em todo o seu percurso. A estrutura destes barcos era formada essencialmente por um fundo achatado, sem quilha, de modo a poder navegar nas águas pouco profundas e em muitos lugares com acidentados rápidos.
A partir daquele ano de 1887, com a construção da linha férrea do Douro, os barcos rabelos deixaram de ser úteis e em 1964 foram praticamente extintos como meio de transporte das pipas de vinho, existindo ainda hoje alguns exemplares, de certo modo transformados e utilizados para fins turísticos.
Comentários
Enviar um comentário
Faça o seu comentário ou sugestão...