Vinho branco alterado ou mesmo deteriorado
Numa breve e primeira análise, como saber se um vinho branco se encontra alterado ou mesmo deteriorado, isto é, sem as boas qualidades originais?
Antes de mais, como se sabe, qualquer vinho poderá ter perdido as suas qualidades pelo simples facto da rolha que encerra o vinho na garrafa se encontrar, ela própria, estragada. Neste caso, do sabor e cheiro do vinho destaca-se uma impressão amarga da cortiça que forma a respetiva rolha. Mesmo os menos apreciadores conseguem, de imediato, dar conta desse mau sabor e cheiro desagradável.
Não referidas neste pequeno artigo, há, no entanto, outras causas que contribuem para o estado de degradação do vinho branco. Interessa mencionar as alterações principais visíveis aos olhos do normal consumidor de vinhos brancos. Assim, a sua cor, em caso de degradação, começa a ficar acastanhada, em vez de se manter com as suas características cristalinas. Por vezes, o seu aroma lembra quase o vinho do Porto – um cheiro de vinho oxidado, recordando-se que o Porto envelhece por oxidação.
Olhando para o vinho branco, se este se mantiver com uma cor citrina ou ligeiramente dourada, provavelmente encontrar-se-á em bom estado. Se a cor estiver acastanhada, não se aconselha bebê-lo.
Comentários
Enviar um comentário
Faça o seu comentário ou sugestão...