Os nossos emigrantes são hoje mais selectivos nas compras que fazem
Pão de azeite e azeitonas
Os nossos emigrantes de volta mais uma vez, e muitos já idos de novo, neste ano de 2020
![]() |
Pão de azeite e azeitonas - foto da Padaria Seramota |
Durante muitas décadas foi vê-los chegar para umas curtas férias com os bolsos cheios de dinheiro e a melhor forma de o ostentarem era (e é) nas grandes máquinas e nas compras que faziam nos supermercados. Varriam, literalmente, com tudo o que era bom e apetecível das prateleiras dos supermercados. Nas aldeias alardeavam-se as grandes compras e o que mais fizesse era o maior. As festas anuais eram de arromba, com muita música e fogo-de-artifício.
Os ventos mudaram e quem dá brilho aos festejos anuais são mais os que por cá ficaram e aguentaram um mundo rural moribundo. Hoje, os nossos emigrantes são mais selectivos nas compras que fazem, procuram o melhor e o mais genuíno. É obrigatório levarem o nosso azeite local (Mirandela é o «Poço do Azeite»), o nosso bom fumeiro, o nosso mel e o nosso bom vinho e queijos curados como não há no país dos queijos.
Levem a nossa gradura e outros mimos. Dêem preferência aos produtos de lavrador ou de apicultor e evitem muito do «gato por lebre». Na panificação temos, entre outras, os bolos económicos, as ímpares bôlas de azeite, bôlas de azeitonas e as bôlas calcadas.
Depois, nas nossas aldeias ainda há quem faça uma boa fornada de pão e possa ceder algum, uma boa compota e até umas azeitonas quartilhadas.
As deliciosas bolas de azeite e azeitonas deverão ter sido criadas pela Padaria Seramota, da Inês. Quem nunca comeu e passar por Mirandela, junto à Câmara encontra-as na Padaria Seramota. Também tem um posto de venda na Praça.
ResponderEliminar