Sabrosa, sede de concelho do distrito de Vila Real
Sabrosa foi vigararia anexa à reitoria de Paços, da apresentação do reitor da mesma, antes de ser reitoria independente.
A povoação de Sabrosa pertenceu à freguesia de São Martinho de Anta até à sua elevação à condição de freguesia, em 1826.
O concelho de Sabrosa foi criado por força do decreto de 6 de Novembro de 1836. Por decreto de 31 de Dezembro de 1853 foi suprimido o concelho de Provesende (ao qual havia sido já anexado, por decreto de 6 de Novembro de 1836, o concelho de Gouvães do Douro), passando a integrar o concelho de Sabrosa. Uma vez extinto, o concelho de Parada de Pinhão passou a integrar o concelho de Vilar de Maçada, também ele extinto por força do decreto de 31 de Dezembro de 1853, passando de então, a integrar o concelho de Alijó.
A freguesia de Parada de Pinhão viria finalmente a ser transferida para o concelho de Sabrosa pelo decreto de 24 de Outubro de 1855.
O concelho de Sabrosa pertencia, em 1839, à comarca de Vila Real, em 1852 à de Alijó e, em 1862, de novo à de Vila Real.
Informação do Arquivo Distrital de Vila Real
Documento obtido em 30/06/2014, em www.advrl.org.pt
Adeus, vila de Sabrosa,
oh largo das Fontaínhas!,
onde as lágrimas da fonte
se juntaram com as minhas.
Quadra de António Cabral
De todas as freguesias que fazem parte do concelho de Sabrosa, apenas S. Lourenço de Ribapinhão, Parada do Pinhão e Torre do Pinhão não estão inseridas na Região Demarcada do Douro.
Comentários
Enviar um comentário
Faça o seu comentário ou sugestão...