Decantação dos vinhos
A palavra "Decantação" significa limpar, purificar.
Deve fazer-se a decantação sempre que os vinhos contenham impurezas, o chamado "depósito" no fundo da garrafa.
Decantar um vinho é o processo pelo qual se filtram as impurezas e alguns aromas desfavoráveis à qualidade do próprio vinho. Hoje em dia, no entanto, os métodos modernos e sofisticados utilizados na sua fabricação permitem obter vinhos completamente límpidos.
Tratando-se de um vinho sem impurezas, basta simplesmente passar-se, de um modo lento, de um recipiente para outro para que o líquido possa "respirar", como é comum dizer-se. Contudo, se o vinho contém impurezas, a passagem de um recipiente para o outro deve fazer-se com auxílio de um filtro que pode ser de tecido ou mesmo de papel. Este processo é sobretudo utilizado para os vinhos do Porto como os Vintage que, normalmente, apresentam alguns resíduos. Neste caso, quando se verte o vinho, deverá parar-se de o fazer a partir do momento em que o "depósito" aparece.
Nos vinhos de mesa, a decantação é aconselhável para os tintos novos muito encorpados ou para os vinhos ainda em evolução. O processo da decantação poderá ser prejudicial para os tintos velhos ou que terminaram o seu decurso evolutivo. No entanto, neste caso, pode proceder-se à decantação imediatamente antes de servir.
Comentários
Enviar um comentário
Faça o seu comentário ou sugestão...