Licor de aguardente, limão, açúcar e mel

Numa consulta breve a duas edições do dicionário da língua portuguesa, pela necessidade de inserir este pequeno artigo sobre determinado licor caseiro na rubrica mais adequada das que fazem parte dos temas do blogue NetBila, concluí que “Gourmet” será a mais próxima para o assunto deste licor simplório que apresento. Se estiver enganado, talvez algum dos leitores faça o favor de me esclarecer, ou eventualmente sugerir nova rubrica.
Assim, “Gourmet” é a palavra francesa que significa "apreciador de vinhos". Por outro lado, “Gourmet” é uma pessoa, geralmente entendida em vinhos e em gastronomia, que preza a qualidade e o requinte culinários, ou ainda produto de elevada qualidade para uso culinário.
No caso deste licor, ele não tem como componente o vinho, mas sim a aguardente bagaceira, também designada por bagaço, por ser feita a partir do bagaço de uva.
O licor é, portanto, uma bebida açucarada que não é fermentada, cuja base é o álcool ou a aguardente. Mas o que neste artigo realmente interessa é a referência a esta bebida licorosa que, no meu entender e gosto, é do melhor que poderei encontrar. Sendo de tal modo simples, poderá mesmo parecer insignificante aos olhos dos verdadeiramente entendedores esta mistura de produtos caseiros que em qualquer altura poderá experimentar-se e até aprimorar-se no que às quantidades diz respeito e segundo os gostos, evidentemente.
Então, para três pessoas, misture num recipiente um terço ou um quarto da capacidade de um copo normal para vinho, de aguardente. Junte o sumo de um limão médio, três colheres de sobremesa de açúcar e uma de mel. Não é todos os dias que pode exagerar-se nos açúcares, contudo, como se diz, uma vez não são vezes. Portanto, experimente esta mistura, depois de bem diluída e de uma meia hora ou um pouco mais no congelador.
Não esqueça: se beber não conduza!
Comentários
Enviar um comentário
Faça o seu comentário ou sugestão...