A. M. Rocha Soares, autor da monografia "Sabrosa da Pré-História à Actualidade"
A. M. Rocha Soares |
António Manuel da Rocha Soares, autor da monografia "Sabrosa da Pré-História à Actualidade", nasceu em Sabrosa, em 22 de Março de 1955.
Frequentou os ensinos básico e secundário, naquela vila, ingressando no Liceu Nacional de Vila Real em 1972, tendo ali completado o Curso Complementar dos Liceus em 1974.
Percorreu os duros caminhos da emigração, havendo trabalhado, durante as férias escolares, como operário fabril, em França, entre 1972 e 1980, tendo ali permanecido durante o ano de 1975.
Leccionou, entre 1982 e 1986, nos ensinos preparatório e secundário, quer em Sabrosa, quer no vizinho concelho de Alijó, havendo entretanto obtido o Diploma Superior de Estudos Franceses Modernos, da Alliance Française.
Acedeu, em 1986, à carreira de Oficial de Justiça, onde serviu cerca de 11 anos. Concluindo, em 1994, a Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa, ingressou, em 1997, no Centro de Estudos Judiciários de Lisboa, tendo exercido funções na Magistratura do Ministério Público.
in Sabrosa da Pré-História à Actualidade, – apresentação do autor
António Manuel da Rocha Soares não desperdiça o seu tempo. Agarrado aos valores culturais, defende-os com firmeza e convicção, fazendo transpirar a sua sensibilidade através da Poesia, conforme a que, amavelmente, aqui nos deixa:
A CRUZ
Vejo o meu avô chegando ao Pousado,
Em tardes de sol e de poeira.
Eu esperava aquele pão cansado,
Que, para mim, guardava para ceia.
Lembro-o carregando aquela Cruz,
Nos funerais, até à exaustão.
E, como ele gostava de Jesus,
Mesmo doente, não soube dizer não.
Herdou o Tio Zé aquela sina,
Aquela mesma Cruz na procissão.
Uma poalha de luz a ilumina.
Ele a carrega, com fé e oração.
Excelente obra sobre Sabrosa e as suas gentes. A não perder a leitura.
ResponderEliminar