Barca d’Alva é uma aldeia junto ao rio Douro
Barca d’Alva é uma aldeia junto ao rio Douro, situada na sua margem esquerda, próxima da fronteira com Espanha, pertencente à freguesia de Escalhão, concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, do distrito da Guarda, estando integrada no Parque Natural do Douro Internacional.
Para quem viaja em cruzeiro turístico desde o Porto e Vila Nova de Gaia, rio Douro acima, Barca d’Alva é o limite à navegação para barcos de uma certa grandeza. A partir daí, é possível a navegação pelo Douro Internacional, mas com barcos de porte reduzido.
Barca d’Alva |
Barca d’Alva desenvolveu-se sobretudo com o desenvolvimento agrícola na região e a construção da linha de caminho de ferro do Douro e da estação ferroviária, em 1887, ligando-se à ferrovia espanhola e, consequentemente, ao centro da Europa. Com a abolição da estação ferroviária, em 1988, Barca d’Alva perdeu muito do seu potencial de progresso, restando-lhe atualmente o vislumbre dos barcos luxuosos de recreio.
O que esperam as gentes de Barca d’Alva e lugares vizinhos é a tomada de consciência dos responsáveis políticos dos governos centrais para a importância da recuperação da linha de caminho de ferro, desde o Pocinho até à estação de Barca d’Alva, que deveria ser reconstruída e renovada. Esperarão igualmente as gentes desses lugares que o futuro lhes conceda autarcas ainda mais corajosos e reivindicativos, no sentido de obterem as ajudas necessárias a que têm direito, contribuindo verdadeiramente para o desenvolvimento económico da região, contra a desertificação do interior que muitos falam hoje em dia.
Ainda não passaram assim tantos anos em que poderia viajar-se de comboio, por exemplo, de Vila Real a Barca d’Alva. Uma viagem, um passeio lindíssimo que os turistas muito apreciavam! Da estação ferroviária de Vila Real, descia-se pelas margens do rio Corgo ao Peso da Régua. Aí, mudando de comboio, chegava-se a Barca d’Alva, subindo o rio Douro, podendo igualmente fazer-se o percurso inverso. Infelizmente, deixou de ser possível esta viagem.
Comentários
Enviar um comentário
Faça o seu comentário ou sugestão...