Jorge Sales Golias
por Jorge Lage
Jorge Golias em destaque na Associação 25 de Abril
A associação 25 de Abril, presidida pelo Coronel Vasco Lourenço, escolheu para o primeiro almoço/debate, de 2018, dia 10 de Janeiro, o Coronel Jorge Sales Golias, mirandelense que esteve na génese do Movimento dos Capitães. Grândola escreveu o seu nome no Monumento aos Capitães.
Jorge Golias é seguramente uma das personalidades mais cultas de Mirandela e o que melhor conhece a sua longa História Municipal.
Nas Forças Armadas o seu nome é incontornável para as altas patentes e a História Contemporânea de Portugal refere-o como um destacado militar de Abril. Vasco Lourenço, no texto difundido aos associados, afirma que «o Jorge Golias (…) é um capitão de Abril genuíno, de todas as horas» e «elemento fulcral do Movimento dos Capitães na Guiné, o Golias seria determinante na conspiração, na acção concreta do 25 de Abril e no processo de descolonização/independência dessa antiga colónia portuguesa. (…) O capitão Golias e os seus camaradas do Movimento dos Capitães (…) assumiram o comando político e militar em 25 de Abril de 1974 e impuseram o reconhecimento da independência da Guiné (…). Jorge Golias empenhou-se fortemente no processo de consolidação da democracia, mantendo até aos dias de hoje uma militância activa na luta pelos valores que nos fizeram avançar para a gesta de que continuamos a orgulhar-nos. Jorge Golias terá certamente muito para nos contar e nós teremos oportunidade de aprender mais alguma coisa, convivendo com o cidadão transmontano que, tendo descido até Lisboa, nunca quebrou os laços que o ligam às suas origens. (…)».
Comentários
Enviar um comentário
Faça o seu comentário ou sugestão...