Vilar de Perdizes:
Congresso de medicina popular
Vilar de Perdizes é uma aldeia da União de Freguesias Vilar de Perdizes e Meixide, do concelho de Montalegre, distrito de Vila Real, no norte de Trás-os-Montes, Portugal. A localidade de Vilar de Perdizes fica praticamente em cima da fronteira com Espanha, muito próxima das aldeias espanholas de Fideferre, Espiño e San Millao.
O mistério, a bruxaria, o espiritismo e as mezinhas ou remédios caseiros são palavras associadas à cultura destes lugares de que Vilar de Perdizes é o centro, terra onde, todos os anos, no início de setembro, acontece o Congresso de Medicina Popular, cujo mentor é o Padre Fontes, amante e precursor da dinâmica da cultura popular da região onde nasceu. Começando dos costumes transmontanos e concretamente os da aldeia de Vilar de Perdizes e lugares circunvizinhos, o Padre Fontes, ao longo dos anos, conseguiu fazer ressurgir, praticamente do nada, tradições antigas que se mostram agora no Congresso e através de outros eventos similares. O país inteiro conhece, deste modo, a aldeia de Vilar de Perdizes e o Padre Fontes que continua, juntamente com as autoridades do concelho, a organizar e participar ativamente no Congresso de Medicina Popular de Vilar de Perdizes.
De mãos dadas, o sagrado e o profano conseguem manter laços que unem os transmontanos e estes aos muitos forasteiros que, de longe, aqui vêm contribuir para engrandecer esta festa popular. Simples curiosos, curandeiros, bruxos, ervanários, exorcistas, cartomantes, assim como médicos, psicólogos e psiquiatras acorrem a este lugar, animando com ditos populares, provérbios, crenças, superstições, rezas e maus olhados, pelas ruas principais da aldeia. Sombras e figuras sinistras fazem arrepiar os menos experimentados, prometendo curas para o corpo e para a alma.
Costumam organizar-se no Congresso de Medicina Popular debates onde são explanadas temáticas como o exorcismo, reumatismo, ataques de pânico, medicinas alternativas e novas plantas medicinais, etc., por investigadores e especialistas.
Comentários
Enviar um comentário
Faça o seu comentário ou sugestão...