Padre Ernesto SalesNetBila'News Avançar para o conteúdo principal

Padre Ernesto Sales

A propósito do cento-cinquentenário do nascimento do Padre Ernesto Sales
por Jorge Lage

Padre Ernesto Sales
Padre Ernesto Sales

Cento e cinquenta anos do nascimento do Padre Ernesto Augusto Pereira de Sales, nascido acidentalmente no Mogadouro em 1864 e vindo para Mirandela, aos três anos.

Ordenado sacerdote em 1887 foi paroquiar Suçães até 1892 e Franco até 1893, passando a ser capelão militar da arma de Engenharia e pároco da Igreja da Graça em Lisboa.
Destacou-se como escritor bem documentado e ajudou imenso o Abade Baçal na sua obra monumental. Da sua obra bibliográfica consta: 
Notícia Histórica de Nossa Senhora do Amparo de Mirandela (1887);
Discurso comemorativo da Batalha do Bussaco (1904);
Livro do Soldado para sua educação moral e patriótica (1905);
Livro do curso de instrução elementar para praças de pret (1908);
Cartilha Militar (1908);
Subsídios para a biografia do Dr. Francisco da Fonseca Henriques (Dr. Mirandela, médico de D. João V) (1921);
Dois Documentos Históricos:
O Foral e o Pelourinho da extinta Vila de Frechas (1923)
Nosso Senhor dos Passos da Graça (1925)
Bandeiras e Estandartes Regimentais do Exército e da Armada e outras bandeiras militares (separata do Elucidário Nobiliárquico) (1930)
Cerâmica portuguesa; a propósito de duas lápides (1932), O Conde de Lippe em Portugal - Comissão de História Militar (1937), A Capela de Nª Sª da Glória (no Bairro da Graça, em Lisboa - 1943), A Igreja da Graça, jazida de 4 governadores da Índia (1947) e Mirandela Apontamentos Históricos de 1250 a 1920 (Vol. I e II, 1950).
À extensa obra temos de juntar, ainda, o inédito «Gente de Mirandela» (1916), sobre o período de 1258 a 1908 e propriedade do Museu de Bragança.
Esta obra inédita tem sido tratada com muito trabalho por Jorge Golias, em colaboração com o professor universitário mirandelense Telmo Verdelho.
Como curiosidade, registe-se que o Padre Sales é primo em 3.º grau do Capitão de Abril e mirandelense, Jorge Sales Golias (e do irmão, José Sales Golias).
Em 2014, a Associação do Museu de Bragança preparou um programa próprio para os 150 anos do nascimento do Padre Sales, com conferencistas em que se incluíram Telmo Verdelho e Jorge Golias.
O Padre Ernesto Sales é patrono da Biblioteca do Exército, estando esta instituição cultural e militar a elaborar um programa que prevê o convite a professores universitários para falarem sobre a vida e obra do Padre Ernesto Sales, em que se destaca um padre português no Vaticano que prepara a tese de doutoramento sobre o muito ilustre mirandelense.
O Padre Ernesto Sales fez parte de associações de prestígio. Foi secretário da Comissão de História Militar e pertenceu à Sociedade Portuguesa de Estudos Históricos e à Associação dos Arqueólogos Portugueses.
Pelo seu mérito e ação foi agraciado com o Grau de Cavaleiro e Oficial da Ordem de S. Bento de Aviz. Tem o nome gravado na toponímia de Mogadouro, de Bragança e de Mirandela.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Encontro com Delfim da Silva Monteiro, nas Paredes

Número de telefone para contactar o Sr. Delfim: 969179420 No lugar das Paredes, freguesia de S. Lourenço de Ribapinhão, o encontro espontâneo com Delfim da Silva Monteiro que, em tempos, me contou a lenda de Nossa Senhora das Candeias. Neste vídeo, em linguagem simples, muito expressiva, refere as curas que consegue a quem o procura, através da invocação de Nossa Senhora da Saúde!

Quadras populares a S. Gonçalo de Amarante

Quadras populares a S. Gonçalo de Amarante in «Aveiro do Vouga ao Buçaco» Enviado por Jorge Lage (…) Foguetes em S. Gonçalo Há festa na beira-mar! As velhas cantam de galo… Nunca é tarde p’ra casar! (…) S. Gonçalo, meu Santinho, Como tu não há nenhum! Arranja-me um maridinho Para quebrar o jejum… (…) Meu santinho, desespero, Repara na minha idade! Por favor, eu também quero O que quer a mocidade (Amadeu de Sousa – poeta popular) (…) S. Gonçalo de Amarante, Casamenteiro das velhas, Por que não casais as novas? Que mal vos fizeram elas? (…) Hás-de saltar as fogueiras À noite no arraial, Dançar com velhas gaiteiras Uma dança divinal. (João Gaspar) Quadras populares a S. Gonçalo de Amarante in «Aveiro do Vouga ao Buçaco», de Amaro Neves e outros. As festas e romarias fazem parte das festas cíclicas anuais e são precisas para a alma do povo como de pão para a boca. O povo tem remédio para tudo na Bíblia e nas tradições e saberes orais. Há santos, rezas, mezinhas e produtos do campo para tod...

Lenda da Nossa Senhora das Candeias

Paredes, freguesia de S. Lourenço de Ribapinhão Numa bela noite, 2 de fevereiro, ia um caminheiro com os seus dois cavalos carregados, que ficaram atolados naquele histórico atoleiro. Era homem de boas ideias. Pediu à Senhora das Candeias, foi ouvido e Nossa Senhora apareceu com uma candeia na mão; alumiou-o e seus cavalos desenterrou, acompanhando-o à povoação (Paredes). - Está visto que o homem tinha bom coração; diz o contador desta história - Delfim da Silva Monteiro - natural e residente naquele lugar. Era uma noite rigorosa com muita chuva e neve que apanhou desprevenido o almocreve. Nossa Senhora a esse homem disse que nada dissesse, mas ele não pôde resistir ao que viu. Foi um Milagre!  Cheio de alegria no seu coração, logo transmitiu e espalhou pela povoação. Toda a gente correu para as fragas daquele lugar, hoje conhecidas por Fragas de Nossa Senhora das Candeias, lindo lugar, digno de se visitar! - Desde esse tempo, a Senhora das Candeias das Paredes foi...