Jogos Populares Transmontanos
Jogos Populares Transmontanos, em Vila Real, em 1977 (A taça para o 1º prémio) |
Como foi já referido nestas páginas, o tema "Jogos Populares" e a feitura de alguns artigos relacionados, apoiaram-se no estudo e investigação efetuados por António Cabral, expert do Conselho da Europa no II Estágio Alternativo Europeu sobre Desportos Tradicionais e Jogos Populares. Excertos, imagens e resumos dos seus livros editados sobre este tema, têm sido aqui inseridos.
Diz António Cabral no seu livro "OS JOGOS POPULARES (Onze anos de história: 1977-1988)" que a grande festa de Jogos Populares ocorreu, em vários pontos da cidade de Vila Real, em 13 de Novembro de 1977. Com um garrido cenário de zés-pereiras, tunas, bandas de música, ranchos folclóricos e grupos de teatro, participaram nos jogos, perante vários milhares de espectadores, cerca de 1150 pessoas (crianças, jovens e adultos de ambos os sexos). Subida ao poste ensebado, jogo do cepo, jogo das panelas, jogo do farelo, desgarrada, jogo do barril, jogo do pau, jogo da reca, jogo do fito, jogo da bilharda, jogo do malhão, chega de bois, corridas de sacos, de burros e de cântaros animaram toda a cidade. Foram distribuídos numerosos prémios: cabritos, coelhos, fumeiro, garrafas e garrafões de vinho. O 1º prémio, uma taça monumental, confeccionada pelo artista popular António Félix, de Mondim de Basto, toda em granito, com seis altos relevos alusivos aos jogos, sustentada por forte armação de ferro e com o peso conjunto de 250 Kg., foi ganha pelo grupo cultural das Flores (Borbela). Esta taça permaneceria, em local público, junto da associação vencedora até aos jogos seguintes. Nessa altura seria levada com os novos vencedores.
A partir deste acontecimento, reuniram-se 15 associações, escolhendo-se, por votação, o nome definitivo da realização dos jogos: Jogos Populares Transmontanos. Estes apareceram como autêntica manifestação das vivências populares, chamando assim a atenção dos jogos para a sua ligação ao trabalho (...)
Comentários
Enviar um comentário
Faça o seu comentário ou sugestão...