Jogos Populares Portugueses,
de António Cabral
por Editorial Domingos Barreira
No livro "Jogos Populares Portugueses" diz o seu autor – António Cabral: "...Vejamos como os jogos do nosso povo, tradicionais ou não, se ligam frequentemente ao trabalho, sobretudo ao rural, e não podem entender-se no seu verdadeiro significado sem que essa ligação seja tida na devida conta.
A ligação em alguns é mais do que evidente, como é o caso dos jogos do malhão, da reca, das andas, do ferro bacelar, das corridas de burros, de cântaros, etc. O burro utilizava-se, como ainda se utiliza, para transporte de cargas e de pessoas, à ida e à vinda do trabalho do campo e para serviços com ele relacionados."
Todas as formas culturais evoluem. Estão sujeitas às vicissitudes do tempo, às mudanças sociais, a novas influências estéticas e a novoas ritmos de vida. Mas a essas formas culturais subjaz um quotidiano das comunidades reflectido numa identidade específica que se projecta na cultura dos povos e se expressa com genialidade nas tradições populares.
Os jogos populares são uma das mais espontâneas formas de expressão da alma de um povo. Neles se exprime a necessidade do lazer, a alegria do trabalho transfigurado em festa e a imaginação enriquecida por uma experiência secular. E isso é cultura no sentido em que a cultura é o modo característico de viver de uma comunidade.
Ao empreender a publicação deste importante trabalho de investigação e recolha dos jogos populares portugueses, realizado por António Cabral, estamos certos de prestar um valioso contributo para a preservação do nosso património e da nossa personalidade cultural, a fim de não perdermos o sentido da terra e do povo que somos.
Editorial Domingos Barreira - Porto
Comentários
Enviar um comentário
Faça o seu comentário ou sugestão...