Implementação dos Jogos Populares pelo CCRVR
António Cabral |
Segundo o livro "Os Jogos Populares" de António Cabral, foi em Vila Real que, em 13 de Novembro de 1977, se iniciou o movimento de recuperação festiva dos jogos populares, tanto em Portugal como no resto do mundo.
Em Setembro de 1988, o CCRVR - Centro Cultural Regional de Vila Real - preparou:
- os II Jogos Populares do Marão, juntamente com a Associação Cultural de Candemil;
- os VII Jogos Populares Galaico-Transmontanos de colaboração com a Associação Pedagógica Galaico-Portuguesa;
- os VI Jogos Populares Transmontanos;
- os V Jogos Populares Transmontanos Infantis.
Fez a avaliação da sua participação na grande festa de Jogos Populares Portugueses, em Lovaina (Bélgica), entre 14 e 18 de Setembro.
Trabalhou, através do seu representante, na Comissão de Honra dos Jogos da Malha, uma iniciativa da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.
Preparou uma exposição sobre jogos populares e organizou uma ludoteca.
A apresentação do tema "Jogos Populares" só nos é possível graças ao estudo e investigação levados a cabo pelo escritor, poeta e também investigador António Cabral, expert do Conselho da Europa no II Estágio Alternativo Europeu sobre Desportos Tradicionais e Jogos Populares e principal responsável pela organização dos Jogos Populares Transmontanos e Jogos Populares Galaico-Transmontanos, com início respectivamente em 1977 e 1983.
O Centro Cultural Regional de Vila Real cuja fundação se deve a António Cabral foi a instituição impulsionadora dos jogos populares. Este Centro nasceu como uma cooperativa de 105 sócios colectivos (associações culturais) e de 23 indivuduais. Tomou forma legal em 5 de Novembro de 1979.
Informação: "Os Jogos Populares", de António Cabral
Comentários
Enviar um comentário
Faça o seu comentário ou sugestão...