Antes da Quaresma, Cozido à Portuguesa
Cozido à Portuguesa |
De um modo simples, a Quaresma pode definir-se como o intervalo entre a Quarta-feira de Cinzas e o Domingo de Páscoa – tempo de preparação para, cristãmente, se celebrar a Páscoa. Na tradição católica, assinala-se a Quarta-feira de Cinzas com a simbologia da imposição das cinzas.
O domingo e a terça-feira de Carnaval que antecedem a Quaresma são dias de excessos, segundo as nossas tradições, nomeadamente o que respeita à gastronomia, referindo-me especialmente à da região transmontana.
Contrastando com os dias magros da Quaresma, é tradição no domingo de Carnaval, designado também por domingo Gordo, e na terça-feira a seguir, comer pratos pesados como por exemplo o cozido à portuguesa, à transmontana, à barrosã, e outros sem nome, mas semelhantes.
Este ano, pela falta das feiras de fumeiro, em razão da crise sanitária e consequentes restrições de mobilidade, as boas carnes do porco são mais difíceis de encontrar, a não ser nas grandes superfícies comerciais ou produtores familiares que alguns têm a sorte de conhecer. Em algumas salsicharias transmontanas, encontrar-se-ão certamente produtos de qualidade, para a confeção de uma boa travessa de cozido, juntando-lhe uma couve dos nossos quintais e, claro, uma batata de qualidade.
Comentários
Enviar um comentário
Faça o seu comentário ou sugestão...