Simão Cruz e Eduardo Vilela,
pelos recantos do Vale das Gatas,
na freguesia de S. Lourenço de Ribapinhão
Numa visita ao Vale das Gatas, na freguesia de S. Lourenço de Ribapinhão, Simão Cruz e Eduardo Vilela mostraram todos os recantos do lugar, da parte outrora industrializada com a exploração de volfrâmio, nos tempos mais recentes do século XX, durante sensivelmente as décadas de 30 a 80, como é do conhecimento mais comum.
"A exploração do couto mineiro do Vale das Gatas, inserido nas freguesias de S. Lourenço de Ribapinhão e Souto Maior, concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real, iniciou-se por volta de 1883, tendo os trabalhos mineiros sido suspensos em 1986.", conforme informação recolhida do documento resumo da defesa de Doutoramento, em 2003 (http://hdl.handle.net/10773/10849), com o título "Dispersão de elementos vestigiais na envolvente da mina abandonada do Vale das Gatas (Sabrosa, Norte de Portugal) : implicações de ordem ambiental", cujos autora e orientador são respetivamente Ávila, Paula Helena Maia Costa Mendes Freire e Fonseca, Edmundo Cardoso, da Universidade de Aveiro.
Simão Cruz e Eduardo Vilela explicaram exaustivamente as funções de cada um dos edifícios – infraestruturas de auxílio à atividade mineira –, como por exemplo as oficinas, onde se observam ainda inúmeras máquinas, maquinetas e instrumentos de manutenção.
Percorreram-se caminhos, os mesmos através dos quais circulavam as vagonetas sobre carris, fazendo o transporte do filão, como bem esclarecem o Simão e o Eduardo, do interior das galerias das minas, para o exterior, sendo depois transportado para britadeiras, a separadora e a lavaria, onde o minério era tratado e lavado, e posteriormente transportado para o Porto de onde seguia para exportação.
Simão Cruz e Eduardo Vilela trabalharam durante muitos anos no complexo mineiro do Vale das Gatas. O Simão como serralheiro, e o Eduardo desempenhando vários ofícios. Importantes conhecimentos possuem os dois sobre a história das minas, dos trabalhadores, e acontecimentos que marcaram a companhia mineira do Vale das Gatas.
Vídeos no canal NetBila do YouTube:
Comentários
Enviar um comentário
Faça o seu comentário ou sugestão...