Miradouro do Ujo, S. Mamede de Ribatua, e Foz Tua; no Alto Douro
De S. Mamede de Ribatua a Foz do Tua, em direção ao rio Douro
No pequeno roteiro previamente elaborado para a realização de vídeo sobre os lugares referidos acima, tiveram-se em conta dois pontos principais de visita: o Miradouro do Ujo, em S. Mamede de Ribatua e Foz Tua. Esta localidade pertence à União das Freguesias de Castanheiro do Norte e Ribalonga, do concelho de Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança.
Miradouro do Ujo |
Como se observa pelas imagens desse vídeo, avista-se do miradouro do Ujo uma panorâmica deslumbrante sobre o rio Tua, agora sob a influência da sua barragem, quase na foz do rio, alargando assim o seu caudal, bonito, é certo, mas infelizmente retirando-se-lhe a alma do antigo comboio, naturalmente observado, segundo os poetas, pelo Ujo, que do alto das fragas e das abruptas margens, de um voo apenas, rapidamente alcançava o rio.
O ujo, conforme o Dicionário de Língua Portuguesa, "é uma ave de rapina noturna, presente em Portugal, podendo atingir mais de sessenta centímetros de comprimento e apresentar envergadura superior a metro e meio. Alimenta-se sobretudo de mamíferos de pequeno e médio porte, e apresenta dois penachos na cabeça sobre os olhos grandes e alaranjados. Tem plumagem malhada, em tons de castanho, preto e amarelo, sendo também conhecido por bufo, bufo-real, corujão, martaranho, mocho-real.
Nesse vídeo, a propósito do cabeço do Ujo e das margens do rio Tua, foi declamado um poema de António Castro, que se encontra expresso numa pedra, nas imediações do miradouro!
VÍDEO »» Miradouro do Ujo, S. Mamede de Ribatua, e Foz Tua || Alto Douro
Comentários
Enviar um comentário
Faça o seu comentário ou sugestão...